segunda-feira, 23 de junho de 2014

Relatório de exploração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

No âmbito da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi-me pedido que fizesse uma exploração de alguns AVA. Este relatório é um resumo das conclusões a que cheguei.

As plataformas de LSM  (learning management system) são sistemas de gestão de aprendizagem que permitem armazenar, distribuir e gerir conteúdos de aprendizagem. 

O Moodle é uma das plataformas LSM mais conhecidas. Provavelmente todos nós educadores e alunos já o utilizámos, visto estar instalado e ser utilizado na maior parte dos estabelecimentos de ensino do nosso país. 
A sua utilização, do ponto de vista dos estudantes, é bastante intuitiva com a vantagem de ser em Português. Para os docentes tem várias vantagens, por exemplo: é possível carregar vários ficheiros que ficam ocultos (assim como tópicos de aulas) e que vão sendo desocultados consoante os nossos desejos, ficando de curso para curso, ano para ano, turma para turma. Faz o registo de todas as entradas, podendo o docente saber quem e quando acedeu aos documentos, todas as entradas ficam registadas. Tem a possibilidade de abrir vários fóruns (recebendo os intervenientes as notificações por email), chat, troca de mensagens.
É possível fazer testes e quiz com avaliação (desde que se coloque a correção do mesmo). tem diversas grelhas para avaliar as intervenções dos alunos.
Parece-me que a nova versão do moodle é esteticamente mais atrativa do que a anterior mas (neste caso como aluna) mais confusa do que a anterior, no entanto, esta "sensação" pode derivar apenas do hábito.

Schology
Facebook + Moodle = Schology
Esta plataforma foi uma surpresa para mim e a impressão que tive foi que o Moodle se tinha juntado ao Facebook e daí ter surgido esta plataforma. A sua página inicial parece o feed de notícias do Facebook  mas as suas potencialidades são idênticas ao do Moodle. Permite criar cursos, convidar alunos, criar e gerir conteúdos e avaliar os alunos.
Depois de criar uma conta, foi-me pedido que criasse o meu perfil. Temos constante acesso ao nosso registo de atividade. Podemos aceder a recursos que estejam na plataforma e instalar apps com ferramentas bastante interessantes no domínio educacional como a KhanAcademy mas também apps como o Google Drive ou Dropbox. Tal como o Moodle permite a troca de mensagens e notificações por email.
É uma excelente escolha para quem quer criar um curso online e parece-me que dá mais autonomia e liberdade do que o Moodle, visto ser uma plataforma muito intuitiva e fácil de utilizar. Fiquei fã e com vontade de utilizar.

GoogleSites
A Google é um mundo dentro da rede e dentro de todas as possibilidades que oferece temos a criação de sites.
Entrando no google.sites e de forma muito clara (e semelhante a do Blogger) podemos criar a nossa conta e o nosso site. Foi o que eu fiz, em poucos minutos tinha criado uma página à qual só faltava mesmo o conteúdo mas que ficará para o trabalho final do mestrado, para ser original, dei-lhe o mesmo título deste blogue!!!
O site tem a capacidade de 10 gb de armazenamento, permite aceder e partilhar informação, tudo num ambiente personalizável.

Learndasch
É outra plataforma que permite criar e até vender cursos. É compatível com smartphones, tablets e pertence ao WordPress.
Parece-me que permite as mesmas funcionalidades do Moodle: a criação de cursos, com as respetivas lições (e tópicos), criar questionários com avaliação e até mesmo passar o respetivo certificado a quem concluiu o curso. Para além disso, permite enviar vídeos ou arquivos, gerir a atividade dos utilizadores dos cursos, gerir relatórios sobre os mesmos, enviar e receber notificações com recurso ao email.
Um senão (e dos grandes!) não consegui aceder a uma versão gratuita!

Lore
Outra plataforma que permite a criação de sites. Podemos registar-nos utilizando a nossa conta do Facebook. No entanto, para a criação do curso, pede a indicação da escola onde leccionamos.
Depois de criarmos o nosso registo, pede para registarmos o nosso curso, definimos o horário e o tempo de duração do curso. Tem várias potencialidades como a possibilidade de este curso ser público ou privado, tem espaço para o fórum de discussão, para o calendário e biblioteca, entre outros.
Podemos convidar os alunos por email ou dar-lhes um código com o qual se registam na plataforma.

 Plataformas de Social Learning 

Edmodo
Plataforma semelhante à do Moodle e ao Schology. Registamo-nos e a partir daí escolhemos as nossas áreas de interesse. A página de entrada é esteticamente interessante (semelhante à do Facebook). É-nos pedido para configurar a nossa sala de aula e criar um grupo.Permite a criação de quiz e de testes com a respetivas avaliações.
Novamente, um entrave, precisamos de entrar com o nome de uma escola, pelo menos para a versão gratuita.

Ellg
Espaço de blogues, com fóruns de discussão. O conteúdo pode ser controlado por restrições de acesso e catalogado por palavras-chave. Permite publicar, organizar e compartilhar materiais de trabalho e de suporte à aprendizagem.

Drupal
Permite a criação de sites. Para o utilizar é necessário instalar o programa e só depois criar o site. Pareceu-me muito mais complicado de utilizar do que o Google Sites e não vi qualquer vantagem no Drupal.

BudyPress
Faz parte da comunidade WordPress e agrega vários blogues ligados à educação.

Grou.ps
Plataforma de social learning que permite a formação de comunidades interativas em torno de interesses comuns.
Admite vários tipos de conteúdo, como fotos, vídeos, arquivos, blogues, wikis ou fóruns.
O grupo criado pode ser livre (aberto a todos), moderado (necessita da aprovação do administrador) ou só para convidados.
O registo pode ser feito pelo Facebook. É possível experimentar uma versão gratuita mas depois a sua utilização é paga.

Plataformas individuais

Social Bookmarking
São serviços online centralizados que permitem aos utilizadores adicionar, anotar, editar e compartilhar bookmarks de documentos web, guardamos os links e as páginas marcadas.
Temos por exemplo, o Delicious, o diigo e o google bookmarks.
Confesso que me registei, no ano passado, no Delicious, no entanto, não gostei e nunca mais o usei. Não só (e não vejo vantagens em ser) utilizadora destes serviços.

Agregação
Numa pesquisa na Wikipédia (acedida a 23 de Junho de 2014), fiquei a saber que por Agregadores entendemos " programas que organizam as informações que são vistas de forma final pelo usuário. Tais programas são receptores de RSS Feed, uma tecnologia que permite a distribuição/recebimento de conteúdo (texto, som, vídeo) sem a necessidade de aceder a um website para poder recebê-lo." (Wikipédia) , temos como exemplo, o iTunes.
Também agregadores de conteúdo, via software, como twitter e agregações via browser, como o Internet Explorer 8, o Firefox ou o Chrome.

Blogging
Blogar tornou-se uma expressão habitual do nosso vocabulário. Permite-nos mostrar o nosso trabalho e exprimir as nossas opiniões. Temos vários sites que nos permitem construir o nosso blogue. Dos mais conhecidos o WordPress e o Blogger. Quando comecei este blogue optei pelo Blogger da Google, pareceu-me mais intuitivo e simples do que o da WordPress, no entanto, confesso que não sei se fiz bem pois parece-me que o WordPress tem outras potencialidades do que o Blogger.

Colaborativas

Google Docs
O Google Docs ou Drive é a nova forma de trabalhar em grupo. Alunos por todo o mundo utilizam-no, quer em regime de eLearning como presencial.
Possibilita a várias pessoas estarem a trabalhar, ao mesmo tempo, no mesmo documento. as alterações são feitas e todos temos acesso ao trabalho que está ser realizado pelos colegas em tempo real. Tem a possibilidade de comunicação via Chat. O processador de tempo poderia ser melhorado mas não é mau.

Twitter
Bom e para terminar temos o Twitter. Confesso que não só fã desta rede social. Para este trabalho criei uma conta mas acabei por deixar este processo em aberto pois logo no início é-nos pedido para identificar quem queremos seguir. Não condiz muito com a minha personalidade. Penso que em algumas profissões poderá ser útil mas continua a não me agradar. Pode ser que um dia me renda... 

Para terminar, o que guardei deste trabalho? O Schology e o Google.Sites. Foi-nos pedido que fossemos originais neste trabalho, confesso que prefiro a eficácia à inovação. Provavelmente não são as escolhas mais originais mas vão ser aquelas que me vão ser úteis no futuro. Criei um site com o Google. Sites que pretendo desenvolver e, para o próximo ano letivo, vou experimentar o Schology com os meus alunos, porque acho que me vai dar uma certa autonomia em relação à escola (que utiliza o Moodle).